1. A transcrição moderna da melodia foi feita segundo as normas constantes nos critérios editoriais do catálogo musical RELIT-Rom.
2. Como é característico dos cancioneiros quinhentistas, a colocação das sílabas no fólio não está necessariamente alinhada com a sucessão de notas musicais na pauta. De acordo com os critérios editoriais deste catálogo, fez-se aqui essa correspondência prosódica tendo em conta o desenho rítmico e melódico apresentado.
3. Apenas a voz superior é acompanhada pelos versos da primeira estrofe. As restantes vozes têm apenas o incipit, tendo havido a preocupação de acrescentar, posteriormente e por outra mão, os versos que faltavam em cada voz. Isto sugere tratar-se de uma versão musicada do romance suficientemente conhecida para que outra pessoa soubesse completar os versos, mas não tão conhecida que se pudesse prescindir da escrita dos mesmos.
4. Esta peça tem a particularidade de ter uma cadência intermédia não a três, mas a quatro vozes, sobre a palavra vida, uma vez que a voz de baixo se divide para fazer duas notas em simultâneo, sendo a nota de baixo mais escura. A esta especificidade, típica do repertório vocal da segunda metade do século XV e primeiro quartel do século XVI, chama-se enegrecimento. Nesta peça específica, há a introdução de uma nota enegrecida, que faz soar a quinta do acorde. Existe a possibilidade de que esta nota seja de realização alternativa e não simultânea.