ARAÚJO, Teresa (2023), "O descurado, mas incitante Gaiferos de Flores do Lima (1597)", Abenámar. Cuadernos de la Fundación Ramón Menéndez Pidal, 6, 34-45. Disponível em https://www.fundacionramonmenendezpidal.org/revista/index.php/Abenamar/article/view/89.

_____ (2023), "A predição por signos zoológicos, uma das mirabilia medievais? (Revisões baladísticas, revisitando os Mestres", in Cristina Álvares e Sérgio Guimarães de Sousa (eds.), Limiares Homem/Animal na Literatura e na Cultura da Idade Média, Lausanne-Berlin-Bruxelles-Chennai-New York-Oxford, Peter Lang, 61-73. DOI 10.3726/b20481

_____ (2020), "Cinema e romanceiro (uma análise exploratória)" in Isabel Barros Dias, Margarida Santos Alpalhão e Margarida Esperança Pina (eds.), O Medievalismo no século XXI, Berlin, Peter Lang, pp. 127-137.

_____ (2020), “Floresta de varios romances: breve nota a novos achados” in Sandra Boto, Jesús Antonio Cid e Pere Ferré (coords.), ‘Viejos son, pero no cansan’. Novos estudos sobre o Romanceiro, Coimbra – Madrid – Faro – Lisboa, Fundación Ramón Menéndez Pidal – Instituto Universitario Seminario Menéndez Pidal – Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Centro de Literatura Portuguesa – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, pp. 653-660. https://doi.org/10.34619/bkty-p559

_____ (2019), "Introducción. Floresta de varios romances, tres ediciones inesperadas del siglo XVII" in Floresta de varios romances sacados de las historias antiguas de los hechos famosos de los doze Pares de Francia. Agora nueuamente corregidos por Damian Lopez de Tortajada. En Valencia, 1642, México: FAH, A.C., pp. 19-150.

_____ (2019), “«Pues que a Portugal partís»: fórmulas romancísticas en movimiento” in Isabella Tomassetti (coord.), edición de Roberta Alviti, Aviva Garribba, Massimo Marini, Debora Vaccari con la colaboración de María Nogués e Isabel Turull, Avatares y perspectivas del medievalismo ibérico, I, San Millán de la Cogolla, Cilengua, pp. 63-71.

 

BOTO, Sandra (2020), "Flérida y Don Duardos: diálogos ibéricos na transmissão do romance" in Sandra Boto, Jesús Antonio Cid e Pere Ferré (coords.), ‘Viejos son, pero no cansan’. Novos estudos sobre o Romanceiro, Coimbra – Madrid – Faro – Lisboa, Fundación Ramón Menéndez Pidal – Instituto Universitario Seminario Menéndez Pidal – Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Centro de Literatura Portuguesa – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, pp. 109-126. https://doi.org/10.34619/5ejf-7n11

_____ (2018), “Nos vértices do triângulo: Carolina Michaëlis de Vasconcellos, Ramón Menéndez Pidal e María Goyri através da correspondência” in Dimitri Almeida, Vanda Anastácio, María Dolores Martos Pérez (eds.), Mulheres em Rede / Mujeres en red, Col. “LIT ibéricas”, Münster, LIT Verlag, pp. 242-272.

 

MANGERONA, Ricardo Filipe Afonso (2020), O Romanceiro no Teatro Quinhentista: A Tragédia do Marquês de Mântua de Baltazar Dias, um caso de hipertextualidade, [Dissertação de Mestrado. Dupla Titulação Master en Études Lusophones et Mestrado em Estudos Portugueses, Faculté des Langues, Université Lumière – Lyon 2 et Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa], Lisboa, https://run.unl.pt/handle/10362/93484.

 

PUPILLO, Matteo (2020), “Las mil caras” de “La bella malmaridada” nos autores do teatro português do século XVI, [Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses], Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa], Lisboa, http://hdl.handle.net/10362/103335.

_____ (2023), "«Las mil caras de la bella malmaridada» nos autores do teatro português do século XVI", Tintas. Quaderni di Letterature Iberiche e Iberoamericane, 12, pp. 161-182. Disponível em https://riviste.unimi.it/index.php/tintas/article/view/22420/20048.

 

SIRGADO, Ana (2023), "Romances no teatro de Jorge Pinto, o «cantar ninguém no enjeita»”, Abenámar. Cuadernos de la Fundación Ramón Menéndez Pidal, 6, pp. 163-173. Disponível em https://www.fundacionramonmenendezpidal.org/revista/index.php/Abenamar/article/view/68.

_____ (2023), “«En un caballo cabalga» um cavaleiro no romanceiro antigo”, in Cristina Álvares e Sérgio Guimarães de Sousa (eds.), Limiares Homem/Animal na Literatura e na Cultura da Idade Média, Lausanne-Berlin-Bruxelles-Chennai-New York-Oxford, Peter Lang, pp. 221-228. DOI 10.3726/b20481

_____ (2022), “Romances e provérbios na literatura portuguesa quinhentista: o caso de «erros por amores»”, Boletín de Literatura Oral, vol. extraordinario n.º 5, pp. 57–67. https://doi.org/10.17561/blo.vextra5.7085

_____ (2022), "As jovens aventuras de Rodrigo Díaz de Vivar: reavaliação de um testemunho do romanceiro novo", Revista de Cancioneros Impresos y Manuscritos, 11, pp. 264-298. https://doi.org/10.14198/rcim.2022.11.07

 _____ (2021), "«Dar-vos-ei conta» de Romances Velhos em Portugal", in Meritxell Simó (coord.), Gemma Avenoza, Antonio Contreras, Glòria Sabaté e Lourdes Soriano (eds.), "Prenga xascú ço qui millor li és de mon dit": Creació, recepció i representació de la literatura medieval, San Millán de la Cogolla, Cilengua, pp. 771-783.

_____ (2021), “Uma memória portuguesa de «Media noche era por filo»”, Abenámar. Cuadernos de la Fundación Ramón Menéndez Pidal, 4, pp. 93-105.

_____ (2020), “«Quando vos nascistes hijo», reminiscências de um tema antigo no romanceiro português" in Isabel Barros Dias, Margarida Santos Alpalhão e Margarida Esperança Pina (eds.), O Medievalismo no século XXI, Berlin, Peter Lang, pp. 115-126.